terça-feira, 27 de março de 2012

Biografia Resumida...

Eça de Queiroz nasceu em Póvoa de Varzim - Portugal no dia 25 de Novembro de 1845. Filho de juiz, estudou em alguns colégios do porto e depois matriculou - se na faculdade de Direito na Universidade de Coimbra onde se formou em 1866.
Depois foi para Leiria trabalhar num jornal político, mas logo veio à Lisboa, onde seu pai morava e logo em 1867 começou a advogar, profissão que exerceu por um tempo mas logo abandonou.
Era muito amigo de Antero de Quental, junto com eles e mais alguns formou uma ligação seleta e verdadeira agremiação literária para controvérsias humorísticas e instrutivas. Nessas assembleias entraram Ramalho Ortigão, Oliveira Martins, Salomão Saraga e Lobo de Moura, formou-se então o grupo do cenáculo.
Em 1871 estabeleceram - se as Conferências Democráticas no Casino Lisbonense ( V. Conferencia) e Eça de Queirós, na que lhe competiu, discursou acerca do "O Realismo como nova Expressão de Arte", em que obteve ruidoso triunfo. Decidindo-se a seguir a carreira diplomática, foi a um concurso em 21 de Julho de 1870, sagrando-se o primeiro colocado e, em 1872, obteve a nomeação de cônsul geral de Havana, para onde partiu. Permaneceu poucos anos em Cuba, no meio das terríveis repressões do governo espanhol.
Em dezembro de 1874 foi transferido para Newcastle, na Inglaterra, onde escreveu O Primo Basilio , em 1878 seguiu para Bristol. Dez anos depois foi deslocado para Paris onde permaneceu até morrer.
Eça era casado com Emilia de Castro Pamplona, fundou a revista Portugal com a ajuda dos homens mais célebres de letras do seu tempo!



Um comentário: